POAPMC

O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) insere-se no âmbito do Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC).

Constitui-se como um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal, numa lógica de intervenção mediante distribuição de géneros alimentares e outros bens de consumo básico, assim como no desenvolvimento de medidas de acompanhamento que capacitem as pessoas mais carenciadas a vários níveis, promovendo a sua inclusão.

Para concretizar os objetivos suprarreferidos, o Programa assegura a realização de ações de distribuição de géneros alimentares, mensalmente, suprindo as necessidades definidas pela Direção Geral de Saúde em 50%, e garante também a realização de sessões de esclarecimento, sensibilização e informação que permitam capacitar as pessoas na seleção dos géneros alimentares, prevenção do desperdício, otimização da gestão de orçamentos, entre outros.

Não existe um horário pré-definido: as ações de distribuição de géneros alimentares são realizadas mensalmente, conforme entrega dos produtos secos, frios e congelados, transportados da entidade coordenadora (Santa Casa da Misericórdia da Pampilhosa da Serra) para as respetivas entidades mediadoras, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia da Lousã. As sessões de esclarecimento são realizadas conforme a disponibilidade dos formadores.

O Programa visa, com a sua atividade, diminuir as situações de vulnerabilidade que colocam em risco a integração das pessoas e dos agregados familiares mais frágeis, reforçando as respostas políticas públicas já existentes.

As situações de carência são referenciadas pela Segurança Social ou por outras entidades da Rede Social da Lousã, sendo atendidas um total de 73 pessoas. Os beneficiários são contactados com a maior brevidade possível para o levantamento dos alimentos. Na altura do mesmo, fazem-se acompanhar de embalagens próprias para o acondicionamento e transporte adequado dos alimentos para os seus domicílios.

Cada cabaz é constituído por: leite de vaca meio gordo, queijo curado meio gordo, arroz médio carolino, massa simples do tipo esparguete, feijão encarnado cozido enlatado, grão-de-bico cozido enlatado, tomate pelado enlatado, frango congelado em pedaços sem miúdos, pescada congelada para cozer porcionada, azeite, creme vegetal e marmelada.